Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um celular com uma câmera. Infelizmente nem sempre a qualidade das fotos tiradas com o celular se compara com as tiradas por uma câmera mesmo, mas tem alguns hábitos que você pode adquirir para melhorar a qualidade daquelas tiradas pelo seu telefone. Selecionei 10 dicas bem rápidas ajudá-los a aperfeiçoar suas fotos.
Tire muitas fotos
Para garantir uma foto boa, é recomendado sempre tirar várias fotos. Às vezes você tira apenas uma foto da situação e quando vai editá-la (ou revê-la) percebe que a foto não ficou boa. Para evitar isso, tenha o hábito de tirar várias fotos. Depois é só selecionar as melhores e excluir o resto (até porque não temos espaço infinito nos nossos celulares!).
Experimente ângulos diferentes
Brinque com diferentes perspectivas, mude seu ponto de vista e fuja do ordinário! Muitas vezes as fotos mais criativas foram tiradas de uma forma inusitada, de um ângulo diferente. Experimente olhar de cima ou se colocar um pouco abaixo do seu objeto a ser fotografado e tenha resultados diferentes (e muitas vezes incríveis).
Defina o foco
Outra dica bem simples é tocar na tela do celular onde você quer que o foco esteja. Isso, além de ajustar o foco, também vai configurar automaticamente a exposição. Não sei ao certo se nos outros telefones funciona da mesma maneira, mas no iPhone se você mantiver pressionado onde você quer que o foco esteja e depois deslizar o dedo para cima e para baixo, a exposição da foto vai mudando e você pode decidir se quer uma foto mais clara ou mais escura.
Não use zoom
Mais uma vez , Pra mim, isso é uma regra. Nunca use o zoom, pois o zoom digital das câmeras dos celulares diminui drasticamente a qualidade da foto. Ao invés de usar o zoom, chegue mais perto do objeto a ser fotografado.
Use o grid
Utilize a função grid (grade) do seu celular – como mostrado na foto acima – para alinhar as linhas horizontais e verticais da sua foto. Me dá muita agonia quando a pessoa tira uma foto de um horizonte e ele está torto. Para evitar fotos tortas, utilize as linhas do grid como referência. Além disso, o grid é ótimo para centralizar o objeto a ser fotografado ou utilizar a regra dos terços para uma composição não-tão-tradicional.
Use a luz natural a seu favor
Mais uma vez , Uma das dicas principais desse post é usar a luz natural a seu favor. Quando você fotografa com a luz atrás do seu objeto, você o escurece e pode criar um flare na foto. Dependendo da situação, esse efeito é desejado, mas também pode não ser. Mova-se ao redor do seu objeto (ou pessoa, ou o que quer que seja) para achar a luz que mais favorece aquela fotografia. Eu prefiro muito mais fotografar em luz natural do que luz artificial, mas às vezes você tem que trabalhar com o que você tem em mãos, então procure uma luz que valorize o objeto a ser fotografado.
Esqueça o flash
Pra mim essa é outra regra. Apesar das melhoras ocorrida nos últimos anos nos flashs das câmeras dos celulares, fotos com flash não ficam as melhores (na minha opinião). Se você estiver num ambiente muito escuro, peça para outra pessoa iluminar o ambiente com uma luz externa (pode ser a do celular mesmo) e não utilize o flash. Com o flash, as fotos costumam ficar planas, achatadas, sem dimensão. Além disso, a pele das pessoas fica mais pálida e os olhos tendem a ficar avermelhados. De toda forma, flash pra mim é só em casos extremos.
Ache um background não poluído
Para uma foto mais harmônica, tente achar planos de fundo menos poluídos. Fundos com muitos elementos contrastantes, com cores diversas, podem poluir e desvalorizar as fotos. Estou numa vibe mais minimalista, então pra mim menos sempre é mais.
Saiba quando usar preto & branco
Se você não conseguir achar um background que não esteja poluído, uma boa saída é usar um filtro preto & branco. Dessa maneira, as cores não se chocam e a foto fica mais harmoniosa. Fiz um post indicando. E os filtros p&b deles são lindos! Mas vou adiantando: quando for editar uma foto (seja p&b ou não), pegue leve nos filtros. Como eu disse anteriormente, menos é mais .
Bom, essas foram as dicas super fáceis e rápidas para fotografia com o celular. Eu realmente acredito naquela frase que diz que a melhor câmera é a que você tem em mãos. O importante mesmo é registrar momentos e se divertir com isso
Comentários