Tendo todo esse controle em suas mãos, porque deixar a câmera decidir o que fazer?
Espero que esse guia te ajude a ter controle total de seus equipamentos e para isso você precisa entender e saber usar os 3 principais componentes de sua câmera, que eu chamo de
"Os 3 Pilares da Exposição". São eles: Abertura, Velocidade e ISO.
Mas ainda nesse tutorial, você vai entender o que são eles e como eles afetam suas fotos no final. E por último, eu vou te explicar como decidir qual configuração ("setagem") escolher antes de fazer suas fotos.
Mas primeiro...
O que é exposição?
Primeiro de tudo devemos definir o que é exposição. Exposição se refere a quantia de luz que entra no sensor de sua câmera.
Basicamente é o quanto sua fotos ficarão escura ou clara. Se a imagem ficar muito clara, está superexposta, ou seja, "muita luz". Se estiver muito escura está subexposta, ou seja, "pouca luz". O que ocorreu é que o sensor recebeu pouca luz. Nós podemos controlar o quanto de luz entra no sensor mudando a Abertura, Velocidade e ISO.
A exposição é medida em stops "1/?". Por exemplo, se você acha que sua foto esta subexposta "pouca luz", você deve aumentar sua exposição por um stop "1/?" ou dois "stops" para ter sua foto mais clara. Não existe exposição perfeita, você que define o que está certo ou errado, você é o criador.
Abaixo nós temos exemplos de uma foto muito escura, muito clara e com a luz correta:
a. Subexposta: Essa foto esta com pouco exposição, em torno de 2 a 3 stops abaixo.
B. Superexposta: Essa foto está com muita exposição, em torno de 3 stops acima
c. Exposição correta: A foto abaixo na teoria está com a exposição correta, isso porque você consegue ver todos os detalhes da imagem. Não existem partes muito escuras e nem partes muito claras, isso demostra um balanço correto nas luzes.
Bologna Italia Essa foto está com muita exposição, em torno de 3 stops acima
コメント