Abertura, velocidade e iso
2° Tema: Velocidade
Velocidade na Fotografia
A velocidade do obturador da câmera é baseada em frações de 1 segundo. Ou seja, ½ é a metade de 1 segundo e o tempo que a o obturador permanece aberto captando luz. Quanto maior o número do denominador, maior a velocidade do obturador, deixando entrar luz por menos tempo. Quanto menor o número, mais chances de tremer a foto.
O que é velocidade?
A velocidade refere-se ao tempo que o obturador da câmera fica aberto para a entrada de luz no sensor da câmera. A velocidade do obturador pode ser tão rápida de fotografar em 1/8.000 de segundos, e também muito lento, levando até minutos para se fechar. Tudo isso é escolhido por você dependendo da situação.
O que afeta a escolha da velocidade do obturador?
Uma velocidade alta (1/8000) tem o efeito de congelar o objeto que você está fotografando. Já ao contrário, com baixa velocidade você vai dar um efeito borrado na foto, ou uma sensação de movimento. Ambos podem ser usados de forma criativa para alcançar resultados totalmente diferentes.
Usar as configurações de velocidade da sua câmera é uma ótima forma de experimentar diferentes tipos de resultados. Principalmente em alguns casos como carros e pessoas em movimento.
Outros usam para fotos de paisagem como a água em movimento. São inúmeras formas de fotografar. Você pode usar a técnica de Panning, por exemplo, com a velocidade baixa e a abertura correta.
Usando uma velocidade baixa, tipo 1/2 segundos, nós podemos deixar a água toda desfocada com um efeito de movimento. Essa foto abaixo foi feita em Portugal a noite . Você pode ver que a água parece estar em movimento.
Quando trabalhamos com esse tipo de técnica é muito importante o uso de um Tripé, para poder estabilizar sua câmera para que não haja nenhum movimento na câmera, causando um desfoque em toda sua foto.
Na segunda foto feita em Florença, usei uma velocidade não muito baixa, o que me proporcionou segurar a câmera e não precisar usar o tripé. Com isso consegui uma foto com o efeito de movimento da pessoa andando de bicicleta. Nesse caso usei uma técnica conhecida como pannig.
Você também pode usar a velocidade para congelar a imagem, assim como fiz nessa foto do cavalo em uma Gineteada no interior do Brasil, em Dom Pedrito. Esse tipo de evento tem muito movimento e é necessário saber usar bem a velocidade.
Nesse caso eu queria congelar a imagem no momento em que o cavalo estivesse no seu limite de altura. Usei a velocidade de 1/3000 para ter certeza que a ficaria sem nenhum movimento. A velocidade alta é utilizada muitas vezes nos esportes. Isso para congelar momentos únicos, mas também em alguns casos mais artísticos a velocidade mais baixa é utilizada também. A figura abaixo mostra a diferença entre as velocidades que você pode usar em suas fotos. Velocidade alta, congela sua imagem; velocidade baixa deixa suas fotos com sensação de movimento.
Como eu sei que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para fotografar na mão?
Tem um truque muito simples para verificar se sua velocidade de obturador é suficiente para fotografar na mão. Basta ver qual é a distância focal (mm) de sua lente. Na foto abaixo eu usei a 50mm, nesse caso multiplico da distância focal que é 50mm por 2 e divido por 1 para ter a velocidade mínima que na teoria você consegue fotografar sem sua foto sair tremida. Ou seja, 50 x 2 = 100, então sua velocidade deve ser em torno de 1/100 segundos.
Claro que essas medidas não são exatas, em alguns casos usando lentes grande angular sua velocidade pode ser um pouco abaixo dessa medida. Ao mesmo tempo lentes com zoom, como tele-objetivas, seja um pouco mais difícil segurar a câmera e a foto não sair tremida com uma velocidade baixa.
Se você acha que não tem mais luz suficiente e se sua velocidade começa a ter que ser mais baixa, você pode experimentar usar o ISO. No próximo posto do blog, irei explicar como usar e quais os efeitos do uso do ISO.
Kommentare