top of page
Buscar
Foto do escritorKathleen Vitória

Os 3 PILARES Da Fotografia

Pilares: Abertura velocidade e iso


Hoje iremos aprender sobre os 3 PILARES da fotografia , mas primeiro vamos aprender sobre a Abertura que será o nosso primeiro tema , fiquei a vontade para poder pergunta leiam com bastante atenção para poder aprender , espero que gostem

1 - Abertura na Fotografia

Todas as lentes profissionais permitem variar abertura do diafragma, controlando a quantidade de luz que entra na câmera num determinado intervalo de tempo. Além do controle da luminosidade, a abertura do diafragma possibilita controle da profundidade de campo (área focada).

O que é abertura?

A abertura refere-se ao tamanho da abertura que o diafragma disponibiliza para a entrada de luz em sua câmera. O tamanho da abertura do diafragma pode ser ajustável e é medida pelo tamanho do f-stops "f/?". F-stop (f/?) é o intervalo de numeração da abertura entre o mínimo e o máximo, e que varia conforme a lente. A foto abaixo mostra como se parece a abertura do diafragma de uma lente.

F/11

F/5.6

f/2.8







Quando você altera a abertura, o "f-stop", você altera o tamanho da abertura diafragma da lente. Agora vem uma coisa estranha e que confunde muito as pessoas: quanto mais alto o "f-stop", menor é a abertura. Veja na figura abaixo para ver a diferença entre os f-stops. na esquerda você pode ver a abertura f/32 resulta em uma pequena abertura. Escolhendo a abertura f/1.4 resultará em uma grande abertura do diafragma.





Como a abertura do diafragma escolhida afeta em sua fotografia?

O efeito mais visível na escolha de sua abertura sem dúvida nenhuma está no "depth of field". O que isso significa exatamente? Em termos simples, "depth of field" é o quanto sua imagem esta nítida ou em foco. Mas na prática o que isso quer dizer?

Se você usar uma grande abertura, tipo f/1.4, o "depth of field" vai ser curto. Ou seja, apenas uma parte de seu objeto ficará em foco e o resto ficará desfocado. Veja na imagem abaixo o que eu quiz dizer. Quanto menor o número do f/?, mais desfocado o fundo vai ficar.  Nesse caso eu usei a lente 35mm com a abertura f/2.8. Veja que o fundo ficou bem desfocado




Esse tipo de abertura é muito usado para fotos de Retrato e Lifestyle. Isso porque ela desfoca o fundo dando mais atenção ao objeto fotografado. Muitos fotógrafos gostam muito desse efeito e utilizam dessa técnica na maioria de seus trabalhos.  

Quando você usa uma abertura mais fechada, o "depth of field" é longo. Quando o "depth of field" é longo, toda a foto ficará nítida, tanto na frente dela quanto atrás. Ou seja, quanto maior o número do f/?, mais focado o fundo também. 






Nessa foto acima, feita da janela em Vicenza, usei uma lente 70-200mm com abertura f/11, o que já foi suficiente para deixar toda a foto nítida.

Na maioria das vezes queremos que fotos de paisagens seja sempre bem nítidas e que mostrem todos os detalhes. Por isso usar uma abertura entre f/11 até f/16 é suficiente. Eu uso muito a abertura na volta de f/8. Para mim é bom porque tenho um bom desfoque e ao mesmo tempo mostra bastante informação (detalhes nítidos). Eu uso essa abertura porque como sou fotógrafo de viagem e faço muitas fotos na rua, sei que é um bom balanço entre a Velocidade e o ISO que uso, pois gosto de bastante informação em minhas fotos. Eu irei falar com mais detalhes sobre velocidade e ISO mais adiante aqui no post.

A figura abaixo vai te dar uma boa ideia sobre o efeito da abertura em suas fotos com relação ao "depth of field". Você pode perceber que a abertura grande começa a deixar a pirâmide mais desfocada.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page